2 de abril de 2007

Uma noite na biblioteca

Pijama, saco-cama e alguns livros. É este o material necessário para pais e filhos participarem na iniciativa Pijama às Letras, em Oeiras. O objectivo é comemorar o aniversário de Hans Christian Andersen e sensibilizar para a leitura na infância.


Os primeiros convidados de palmo e meio, e respectivos acompanhantes, começam a chegar à Biblioteca Municipal de Algés. Lá dentro espera-os uma noite diferente – a noite do Pijama às Letras, realizada no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Leitura “Oeiras a Ler” e que este ano, pela primeira vez, também se realiza noutras bibliotecas do município

Helena e o filho André Rocha, são dos primeiros a chegar. Entram e dão de caras com livros e balões coloridos que lhes dão as boas-vindas. À espera do pequeno André, e das outras crianças, está um enorme papel de cenário, instalado no chão de uma sala rodeada por computadores discretamente “escondidos” atrás de livros infantis, que em breve ficará preenchido com as obras de arte dos mais novos.

Há crianças deitadas no chão, outras gatinham em cima do próprio papel. Alguns já se esquecerem dos lápis e do desenho e folheiam sozinhos livros que ali estão. Alguns pais juntam-se a este momento artístico e outros aproveitam para, sentados no chão, mostrarem alguns livros às crianças, mas a maior parte acaba por esperar no exterior desta sala. Aqui não há qualquer birra e nem o barulho de um balão a rebentar distrai os mais pequenos.

Com o olho fisgado no filhote Helena conta-nos as razões de terem vindo. «Eu gosto muito de ler e o André gosta muito de ouvir as histórias, quer de livros quer inventadas, e à noite normalmente noite sim, noite não alternamos e contamos-lhe histórias».

Para Célia e André Simões, com 7 anos, este é já o segundo ano. Ficaram conquistados no ano passado e por isso estão de volta. Além disso, como refere Célia «esta é forma diferente de os familiarizar com a leitura e no contacto com outras crianças». Agora André já não gosta que mãe lhe leia histórias mas está muito entusiasmado com a aventura desta noite. E não é para mais.

Stella e Simão, as personagens do espectáculo preparado pela companhia Gato que Ladra, já estão à nossa espera para mais uma aventura. Quase às escuras, entramos silenciosamente para uma sala da biblioteca que por uma noite é transformada em teatro. Para verem melhor, as crianças ficam sentadas à frente, em almofadas espalhadas no chão, e os pais mais atrás. Não é preciso muito tempo para que uma criança mais pequena comece a chorar: «Eu quero a minha mãe». Já no colo familiar assiste ao toda a peça sem qualquer outro choro, apenas risos. E os risos, muitos risos, multiplicam-se entre as crianças e adultos.

Segue-se a festa de aniversário dos 202 anos de Hans Christian Andersen, «o pai da literatura infantil» como explica Ana Santos, com direito a cantar os parabéns, apagar as velas e partilhar o bolo. Stella e Simão juntam-se à festa e as crianças aproveitam para brincar, tirar fotografias e pedir autógrafos aos novos amigos. O sono parece estar longe e, afinal, é este o mundo das crianças.

Para João, as duas filhas e os sobrinhos, a noite termina aqui. «Já não apanhamos vaga para passar a noite por isso só assistimos ao espectáculo», explica João. Esta foi a primeira vez que vieram e apesar da ideia ter sido dos pais as crianças aderiram logo. João reconhece que não conta tantas histórias como queria mas aconselha todos os pais a terem esse hábito «porque faz parte do imaginário dos filhos».

Já para quem conseguiu vaga para passar a noite no palácio dos livros é tempo de vestir o pijama, lavar os dentes e enfiar-se dentro do saco-cama. Os grupos são chamados por famílias e recebem um cartão com uma pista - o nome de um livro - para encontrarem o cantinho que lhes vai servir de cama por uma noite.

Algumas crianças trazem a sua própria almofada e outros seguram um “amiguinho” de peluche que lhes vai fazer companhia nesta aventura. Devagar lá vão entrando na sala infantil, com cara de sótão e janelas para o céu, rodeada por estantes com livros e muitas histórias para os mais pequenos. Já preparados são surpreendidos com a última surpresa da noite: uma adaptação do grupo Hortelã-pimenta, em jeito de miniteatro, da história “ABC um tesouro para você” que leva até ao mundo do sonhos algumas das crianças que adormecem ao sabor desta história que nos revela que cada livro é um tesouro.

Dirigido a crianças entre os 3 e os 10 anos, o próximo Pijama às Letras está marcado para a noite de 13 para 14 de Abril na Biblioteca de Oeiras, onde além dos Parabéns a Andersen e da habitual surpresa os presentes poderão ainda assistir ao espectáculo Vassilissa, pelo grupo de teatro O Bando.


Sem comentários: