Conhecer melhor o Sol
Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra lança projecto destinado ao Ensino Básico e Secundário. A ideia é contribuir para um melhor conhecimento do Astro-Rei.
Promover a ciência e a astronomia em particular junto dos alunos dos 2 e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. É este o objectivo do recente projecto “Sol para Todos”, organizado pelo Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
O projecto desenvolve-se tendo por centro o espólio de mais de 30.000 imagens do Sol – espectroheliogramas - existentes no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, fruto de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias do Sol, iniciado em 1926. Actualmente, encontram-se digitalizadas e disponíveis ao público aproximadamente 15.000 imagens, fruto de um projecto igualmente financiado pelo Ciência Viva, que decorreu entre 2002 e 2004. As restantes imagens encontram-se ainda em processo de digitalização.
Esta iniciativa pretende assim disponibilizar esta colecção sob a forma digital via internet a alunos portugueses e estrangeiros, bem como um conjunto de actividades que permitam o uso dessas imagens com vista à realização de trabalhos de introdução ao método científico e à investigação, que terão como pano de fundo o Sol e a sua atmosfera.
Procurando contribuir para um melhor conhecimento do Astro-Rei, e da sua influência no ambiente do nosso planeta, João Fernandes, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, e Coordenador do projecto, convida alunos e professores a participarem em actividades que “pretendem ser pluridisciplinares e foram pensadas para uma utilização óptima dentro do projecto área-escola, embora possam perfeitamente ser executadas, quer em sala de aula e/ou em ambiente de atelier”.
Ao todo são sete as actividades propostas e incluem áreas como a Matemática, a Geografia, as TIC e as disciplinas de Ciências. Seja em aulas, e de acordo com o programa, ou em Clubes de Astronomia, os alunos do Ensino Básico podem participar na contagem de manchas solares; no Ciclo dos 11 anos e na identificação do máximo e mínimo solar; no filme da rotação solar e na determinação das dimensões de uma protuberância.
Já para os alunos do Ensino Secundário estão preparadas projectos como o Ciclo de 11 anos de actividade em outras imagens do Sol; a comparação do número de manchas com a temperatura e pressão atmosférica em Coimbra e a determinação da velocidade e período de rotação do Sol.
Este projecto tem o apoio da Agência Ciência Viva e do Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 e decorre ao longo de todo este ano lectivo.
Mais informações:
www.mat.uc.pt/sun4all
25 de setembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário