“Deixemos o Sexo em Paz”
Peça de teatro pedagógica apresenta a sexualidade sem tabus, de modo leve e divertido. Em digressão pelo país, e em breve em cena no Teatro Maria Vitória, em Lisboa, esta peça é um contributo para o programa de educação sexual.
Durante 1h30, a adaptação do original do dramaturgo Dario Fo (Prémio Nobel da Literatura) e Franca Rame, a cargo da Companhia de Teatro Maria Paulos, ganha vida pela mão da actriz – a própria Maria Paulos - que interpreta uma conferencista que numa pequena intervenção, em que frequentemente interage com o público, apresenta pequenos factos do dia-a-dia e «tão pertinentes» como os pais perante o sexo, a primeira experiência sexual, a virgindade, a menstruação, a relação com o outro sexo, as inseguranças dos rapazes, o orgasmo, a impotência, o aborto, entre outras.
A ideia para esta peça «surge na sequência de este texto ser pedagógico e muito bem construído sobre a temática da Educação Sexual» procurando passar a mensagem de que se deve «encarar a vida sexual como uma forma de ser feliz, praticando-a de uma maneira consciente e informada», explica Maria Paulos.
Com o objectivo de consciencializar o público jovem «e não só», sublinha Maria Paulos, sobre os problemas do sexo que ainda são tabu, a peça de teatro “Deixemos o Sexo em Paz” tem efectuado digressões a várias escolas de Norte a Sul do país e já passou por algumas salas como o Teatro Sá da Bandeira, no Porto, o Auditório António Aleixo, em Vila Real de Santo António, entre outras. A partir do dia 27 de Fevereiro a peça estará em cena no Teatro Maria Vitória, no Parque Mayer, em Lisboa, em datas específicas a designar.
Dirigida a um público vasto, «dos 12 aos 150... anos!», a peça fala de coisas sérias de um modo leve e divertido. E esta abordagem tem agradado quer aos jovens quer aos adultos uma vez que a «receptividade da peça tem sido muito boa», garante Maria Paulos.
Diversas associações de pais e professores já consideraram esta peça «um excelente contributo para a disciplina de sexualidade». E a explicação pode ser simples. Para os responsáveis por esta peça, “Deixemos o Sexo em Paz” apresenta de forma risonha «um tema geralmente solenizado» e chama a atenção para a importância que tem uma sexualidade bem vivida, por pessoas bem informadas sobre os diferentes riscos existentes e com uma atitude de liberdade que não pode excluir a responsabilidade.
Ao longo de todo o espectáculo, e em diversas cenas, a personagem interpretada por Maria Paulos dá resposta à curiosidade dos adolescentes, «que iniciam cada vez mais cedo e muitas vezes de uma forma errada e “às escuras” a sua vida sexual» e, num tom de comédia, vai desmontando o ridículo e a pomposidade de diversas situações, resultantes sobretudo, do desconforto e da incomodidade de como, por vezes, algumas pessoas tratam e vêem o sexo.
A peça continua em digressão mas a partir do dia 27 de Fevereiro e até Dezembro pode ser vista no Teatro Maria Vitória, em Lisboa, em datas específicas. As sessões estão previstas para as 15 horas e é necessário efectuar uma pré-reserva. Para requisitar a peça ou fazer a pré-reserva as escolas ou outras entidades interessadas devem entrar em contacto com o teatro Maria Paulos, responsável pela produção da peça “Deixemos o Sexo em Paz”.
Mais informações em:
www.teatromariapaulos.com.sapo.pt
www.mariapaulos.com.sapo.pt
30 de janeiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário