Já pensou em ter formação na área do ambiente e da sustentabilidade fora de uma sala de aula e em plena área protegida? Durante dois dias, e uma noite, este projecto pode ser a solução para alunos e professores.
Esta acção, destinada a todos os alunos do 8º ano do ensino básico, surge de um protocolo estabelecido entre o Instituto da conservação da Natureza e a direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento curricular, e visa facultar aos estudantes formação na área do ambiente e sustentabilidade.
A formação decorre em áreas protegidas nacionais onde os alunos permanecem durante dois dias e uma noite e onde realizam diversas actividades didácticas elaboradas por técnicos do ICN e das Direcções Regionais de Educação. Nesta acção reforça-se não só a importância nacional das áreas protegidas como também se salienta o papel do cidadão na preservação dos valores naturais e culturais destas áreas bem como da qualidade ambiental
As inscrições são efectuadas no portal do Ministério da Educação, www.dgidc.min-edu.pt, e serão posteriormente validadas pela respectiva área protegida, uma vez que as vagas existentes em cada uma deles é limitado.
Durante este ano lectivo o projecto desenvolve-se em sete áreas protegidas. Para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural de Sintra-Cascais, e para a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha já não se aceitam inscrições mas ainda é possível fazer inscrições para outras áreas protegidas.
Até 31 de Janeiro as inscrições ainda estão abertas para a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto onde as acções só vão começar em Março e prolongam-se até Junho. No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros esta iniciativa decorre durante todo o mês de Maio e os interessados podem inscrever-se até dia 1 de Março. No Parque Natural da Ria Formosa e no Parque Natural da Serra de S. Mamede as próximas acções decorrem entre os meses de Fevereiro e Maio, têm uma lotação de 30 pessoas e, em ambos os casos, as inscrições deverão ser feitas no máximo um mês antes da data pretendida.
O alojamento dos participantes é garantido por cada uma das áreas protegidas mas o transporte dos alunos é da responsabilidade das escolas participantes. A alimentação ficará a cargo de cada um dos alunos.
Para estes dois dias de escola em plena natureza os alunos devem ir prevenidos. Para que não lhes falte nada durante este período, o Instituto de Conservação da Natureza aconselha-os a levar chapéu, roupa e sapatos confortáveis - para os dois dias, e uma noite -, material de higiene pessoal, toalhas, recipiente para transporte de água para beber - uma garrafa ou um cantil, por exemplo - e um saco-cama.
O projecto está agora numa fase de expansão mas teve um período experimental com duração de dois anos. No final do ano lectivo de 2004/2005 a fase piloto decorreu com sucesso nos Parques Naturais da Ria Formosa e da Serra de S. Mamede.
A médio prazo os responsáveis pelo projecto esperam poder envolver todas as áreas protegidas nacionais de modo a poderem oferecer este programa a todos os alunos do 8º ano de escolaridade e garantirem que, antes de concluírem a escolaridade obrigatória, todos os estudantes têm acesso a esta formação em contacto directo com a natureza.
Mais informações:
www.icn.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário