23 de janeiro de 2007

Universidade do Minho lança website para a inserção de licenciados

O novo site visa facilitar a inserção dos licenciados, bem como aumentar e dinamizar a cooperação entre todos os actores que fomentam o emprego da Região.

Desenvolvido no quadro institucional do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) e co-financiado pelo FSE e pelo Estado Português, o Projecto MeIntegra – “Mercados e Estratégias de inserção de jovens licenciados” deu origem ao site www.meintegra@ics.uminho.pt que é amanhã apresentado.

O Projecto MeIntegra – “Mercados e Estratégias de inserção de jovens licenciados” é, como explicam em comunicado, «um estudo que pretende abordar a temática de inserção profissional de jovens recém-licenciados da Universidade do Minho - oriundos de várias áreas científicas como Humanidades, Ciências Sociais, Tecnologias e Engenharias – e, ao mesmo tempo, fazer um diagnóstico às empresas da região Norte, abrangendo os diversos sectores de actividade que têm vindo a recrutar este tipo de mão-de-obra»

Deste modo, o projecto MeIntegra procura não só identificar os mecanismos facilitadores de acesso ao primeiro emprego mas também os factores de consolidação de um percurso profissional “favorável”. Tudo isto com o objectivo de reformar os dispositivos de inserção profissional, nomeadamente através de medidas de prevenção e de combate ao desemprego e de desenvolvimento de recursos humanos e promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.

O site surge com o objectivo devolver aos grupos-alvo deste estudo os seus principais resultados – que serão divulgados em breve – e agrega informações sobre novas oportunidades de inserção, quer para os licenciados da Universidade do Minho, quer para as Empresas da Região que pretendam recrutar mão-de-obra qualificada.

Para os licenciados da Universidade do Minho estará disponível um leque de serviços diversificado que lhes permitirá colocar o curriculo on-line e consultar diversas informações sobre emprego, formação, notícias, e links temáticos.

Como o novo site as empresas também poderão aceder aos currículos dos licenciados da Universidade do Minho que se candidatarem a emprego, e colocar ofertas de emprego e/ou estágio através do preenchimento de um formulário próprio.

Mas o MeIntegra não se fica por aqui. Quem passar pelo site vai ficar a conhecer, em breve, os principais resultados do estudo desenvolvido e descobrir as diferentes acções a realizar, que passarão por sessões de formação avançada, tertúlias e workshops onde serão abordados temas essenciais como as técnicas de procura de emprego, preparação de entrevistas e currículos, realização de planos de desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros.

Estará também disponível um fórum onde vão ser abordadas as principais questões sobre a temática, permitindo que sejam colocadas questões por todos os interessados e apresentadas respostas da responsabilidade da equipa técnica e de consultores designados para o efeito.

Outra característica deste site é a criação de um espaço para troca de tempo e conhecimentos. Nos “classificados de tempo” - assim se designa o espaço – a única moeda de troca é o tempo. Aquilo que se pretende, como explica o comunicado, é que «os utentes deste serviço troquem o seu tempo, promovendo um maior contacto com outras realidades e experiências, contribuindo assim para uma maior aprendizagem». Essa troca, será o ponto de partida para uma maior valorização e promoção de actividades de cooperação entre as pessoas. De salientar que apesar de este serviço ser dirigido especificamente à comunidade académica não é exclusivo e qualquer pessoa ou organização se pode inscrever. A única condição é pedir, mas também oferecer tempo.

O evento de apresentação deste projecto realiza-se amanhã, em sessão pública, no anfiteatro B1/CPII, do Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Com inicio previsto para as 17 horas, conta com a presença da responsável científica do projecto, Prof.ª Ana Paula Marques, da respectiva equipa técnica e do responsável da empresa que concebeu o website.

Sem comentários: