XXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática em final Regional
Alunos de todo o país e da secção Portuguesa da Escola Europeia de Bruxelas participam, hoje, na segunda eliminatória das Olimpíadas. 60 alunos serão seleccionados para a final nacional.
1500 alunos estarão esta tarde espalhados por várias escolas de Norte a Sul do país, nas Ilhas e, pela primeira vez, na secção Portuguesa da Escola Europeia de Bruxelas, para participarem na final regional das XXV Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Desta eliminatória sairão depois os 60 estudantes que vão participar na final nacional.
Nesta final regional participam apenas os estudantes das categorias A (8º e 9º ano), e B (10º ao 12º ano), já apurados a partir de um grupo de mais de 25 mil jovens espalhados por todo o país. «Em cada região – Norte, Centro e Sul – estarão presentes nesta eliminatória os 50 melhores colocados em cada categoria, e o primeiro colocado das escolas que não tiveram alunos no grupo dos 50», explica em comunicado a Sociedade Portuguesa de Matemática. Os alunos da secção Portuguesa da Escola Europeia de Bruxelas concorrem juntamente com os da região Sul e Ilhas.
Os alunos que alcançarem, mais logo, pelas 15h30, na eliminatória regional, as 10 primeiras colocações na sua categoria e região têm lugar garantido na final nacional que, este ano, terá lugar na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e proporcionam aos estudantes desafios que exigem raciocínio, criatividade e imaginação. O objectivo, garantem, é «desenvolver o gosto pela matemática».
As provas são elaboradas para três categorias diferentes: as Pré-Olimpíadas, pensadas para estudantes do 7º ano, mas onde as escolas podem também inscrever alunos do 5º e 6º ano – que participam apenas na primeira eliminatória -; a categoria A, para estudantes do 8º e 9º anos; e a categoria B, para alunos do 10º ao 12º ano.
Depois das inscrições – onde, de acordo com a SPM, se registou a maior participação de sempre, seguiu-se uma primeira eliminatória, que decorreu a 8 de Novembro de 2006, com alunos de todas as categorias, que realizaram as provas nas escolas. A preparação destes estudantes para a competição matemática e a posterior correcção dos exercícios coube também aos professores de cada escola.
Agora chegou a vez da 2ª eliminatória que vai conduzir 60 alunos até à final nacional, que vai decorrer entre 22 e 25 de Março, em Lisboa. Os estudantes da categoria B que forem medalhados na final concorrem para representar Portugal nas duas principais competições internacionais: as Olimpíadas Internacionais de Matemática, em Julho, e as Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática, em Setembro. A preparação das equipas Olímpicas portuguesas às competições internacionais de matemática estará a cargo do Projecto Delfos do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Em 2006, Portugal conquistou três medalhas de Bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e nas Olimpíadas Ibero Americanas de Matemática. Este ano estas competições vão decorrer no Vietname e em Coimbra, respectivamente.
2007 é um ano especial para as Olimpíadas Portuguesas de Matemática não só porque é a primeira vez que Portugal vai receber as Olimpíadas Ibero-americanas, mas também porque se assinala a 25ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática que, segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática, «será comemorada com uma exposição» e também com a «reunião dos antigos vencedores por ocasião da final».
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são patrocinadas pelo Ministério da Educação, o Ciência Inovação 2010, o Banco Espirito Santo e a Fundação Calouste Gulbenkian e têm também o apoio do jornal Público e da Porto Editora.
17 de janeiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário