Curta-metragem de alunos do Fundão em Festival Finlandês
Trabalho feito por seis turmas do agrupamento de escolas Terras do Xisto, no concelho do Fundão, foi seleccionado para um festival internacional de cinema.
A curta metragem intitulada "Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos" é o resultado final do Projecto Frame a Frame 2005, da responsabilidade da Cooperativa Cinema Jovem, e poderá agora ser vista na quarta edição do Videtivoli, evento integrado na programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de Tampere, que vai decorrer na Finlândia, entre os dias 6 e 11 de Março.
Segundo Sérgio Felizardo, da Cooperativa Cinema Jovem, o trabalho seleccionado tem como referência o facto de os alunos estarem numa zona marcada pela preservação de tradições populares, pelo envelhecimento demográfico e pela fragilização dos tecidos territoriais produtivos e sociais.
Desenvolvido pela Cooperativa Cinema Jovem - com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e do programa Ver do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM) – com os alunos de seis turmas do Agrupamento de Escolas "Terras do Xisto" , na Zona do Pinhal do concelho do Fundão, "Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos" é um documentário em animação que dá a conhecer de forma criativa, original e pedagógica a realidade da região, vista pelos olhos de cada uma das crianças participantes, mostrando também os seus sonhos e ambições de futuro.
Esta curta-metragem foi escolhida de entre mais de 500 trabalhos candidatos, de 40 países, e é apresentado no âmbito do programa especial dedicado às crianças das escolas primárias. A exibição de “Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos” está marcada para os dias 6 e 7 de Março, a partir do meio-dia, no Auditório Tullikamari, conjuntamente com filmes provenientes da Tailândia, Croácia, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e Finlândia.
O trabalho, coordenado por Nélson Fernandes e Rodolfo Pimenta, teve a sua estreia no Programa Escolas do IMAGO 2005, no Fundão, e depois seguiu o seu percurso de candidatura a diferentes festivais. O Festival Internacional de Curtas Metragens de Tampere é, então, o próximo destino e espera-se um bom resultado uma vez que este trabalho já foi reconhecido nacional e internacionalmente. A curta-metragem foi premiada no CINANIMA, em Espinho, com o Prémio Jovem Cineasta com Menos de 18 anos, e no Festival Internacional de Animação Anifest 2006, que decorreu na cidade de Trebon, na República Checa, onde conquistou o Prémio para Melhor Filme Feito por Crianças.
O projecto Frame a Frame surge de uma iniciativa da Cooperativa de Cinema Jovem em simultâneo com o IMAGO e tem como principal objectivo a divulgação junto das escolas de novos meios de comunicação, nomeadamente o cinema. O projecto tem sido desenvolvido nos últimos três anos, com o apoio do programa Ver do ICAM e da Câmara Municpal do Fundão, e através de ateliers e workshops as crianças criam desenhos e cenários que são depois filmados frame a frame. “A Ovelha Azul”, “Mais perto das nuvens, mais perto dos sonhos” e “A Colmeia” são as curtas-metragens feitas até agora.
A primeira – “A Ovelha Azul” –, realizada em 2004 por alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Alpedrinha, Capinha, Quintas de Monte Leal, Orca, Três Povos, Peroviseu e Castelo Novo, foi desde logo seleccionada para vários festivais e premiada no CINANIMA, em Espinho, com o Prémio Jovem Cineasta com Menos de 18 anos, e no Festival Internacional de Curtas Metragens de Tampere, em 2005, onde conquistou o prémio criatividade
A curta do projecto Frame a Frame 2006 - "A Colmeia" - foi desenvolvida com alunos da Escola EB 2-3 de Silvares, estreou no IMAGO 2006, e está agora a iniciar o seu percurso internacional, estando em curso várias candidaturas a festivais.
Para este ano o projecto Frame a Frame conta com a colaboração de alunos da escola secundária do Fundão.
27 de fevereiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário