O lado lúdico da Matemática
Alunos de todo o país, ilhas incluídas, estão amanhã reunidos no Palácio D. Manuel, em Évora, para “brincar” com a Matemática no 3º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Amanhã, durante todo o dia 950 alunos vão ter a possibilidade de pôr em prática o outro lado da matemática. As actividades centram-se na parte cultural e recreativa desta área e não no aspecto curricular da disciplina. Ainda assim é inegável que a matemática está por trás destes jogos que ajudam a desenvolver as capacidades de raciocínio e estratégia dos participantes. O objectivo é proporcionar a todos os participantes «treino mental, actividades intelectuais e lúdicas», explica Jorge Nuno Silva, da Associação Ludus, responsável pela organização do jogos.
Depois de nas próprias escolas os alunos terem competido por um lugar neste campeonato, amanhã a partir das 10 horas enfrentam as eliminatórias no Palácio D. Manuel, em Évora. Divididos em quatro categorias correspondentes aos três ciclos do ensino básico e ao ensino secundário os alunos vão competir em 6 jogos – Semáforo, Amazonas, Hex, Ouri, Go e Pontos e Quadrados – sendo que em cada jogo as escola só podem ser representadas por uma criança por escalão etário.
Ficarão apurados para a final – que decorrerá da parte da tarde - os dois primeiros alunos em cada torneio, podendo ainda ser repescados o 3º e 4º classificados.
No final do dia ninguém sairá de Évora de mãos a abanar uma vez que todos os participantes neste Campeonato vão receber livros. Mas este não é o único prémio. Cada campeão levará para casa um computador portátil, os segundos classificados recebem uma máquina fotográfica e quem ficar em terceiro lugar tem direito a um leitor MP3. Segundo Jorge Nuno Silva, a organização procura conseguir sempre «bons prémios» porque consideram que «alunos se esforçam e merecem esta recompensa».
E esta estratégia de «aprender jogando» parece já ser uma aposta ganha para a organização. Criado a partir de uma iniciativa de amigos «que foi bem sucedida», recorda Jorge Nuno Silva, o primeiro Campeonato ocorreu em 2004, no Pavilhão do Conhecimento, e foi desde logo um sucesso.
A receptividade das escolas e dos próprios alunos tem sido muito boa e, de ano para ano, há cada vez mais escolas a participar. Amanhã, por exemplo, o campeonato vai receber alunos de uma escola dos Açores. «Não existindo qualquer subsidio para as escolas participantes» - a única “ajuda” da organização é uma merenda, entre as 12h e as 14h, que inclui uma sandes de queijo, uma sandes de fiambre, duas peças de fruta, um sumo e duas águas -, como sublinha Jorge Nuno Silva, este facto já representa bem a expansão dos jogos e do campeonato.
A par do Campeonato os alunos podem ainda participar em outras actividades ao longo do dia que prometem muita animação.
Exclusivamente para os alunos do 1º ciclo estarão a decorrer diversas actividades nas ruínas do Jardim Público, organizadas por alunas do curso de Psicologia da Universidade de Évora. Para os mais crescidos a organização preparou a Exposição “Matemática em Jogo” no Mercado Municipal, junto ao Palácio D. Manuel, e o Departamento de Desporto da Universidade de Évora convida todos os presentes a participar num Peddy paper que procura dar a conhecer a cidade de Évora, e em aulas de aeróbica a decorrer no Jardim Municipal junto ao Palácio D. Manuel.
A 3ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos tem a colaboração da Associação Professores de Matemática, Associação Ludos, Ciência Viva, Sociedade Portuguesa de Matemática, Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora.
Para o ano os jogos matemáticos prometem regressar. Até lá miúdos e graúdos podem partir à descoberta desta lado lúdico da disciplina e perceber que a matemática não precisa de ser «um bicho de sete cabeças». Durante todo o ano a Associação Ludus desenvolve várias actividades que têm como objectivo fazer chegar a matemática a toda a família, promovendo e divulgando a Matemática Recreativa nas suas diversas vertentes, nomeadamente pedagógica, cultural, histórica e competitiva.
Mais informações:
http://ludicum.org/
8 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário