Afastar o “medo” da matemática
Com origem na Austrália, o Concurso Canguru Matemático procura mostrar que a Matemática não é um “bicho- papão” e dá a oportunidade dos estudantes descobrirem o lado lúdico desta disciplina. A iniciativa tem atraído muitos alunos.
O concurso Canguru matemático terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes procurando estimular e motivar o maior número de alunos para a matemática Esta iniciativa é um complemento a outras actividades, competições ou olimpíadas existentes e, como esclarece Júlio Neves, responsável pela organização do concurso, «não pretende ser uma concorrência às Olimpíadas de Matemática». Bem pelo contrário.
O concurso contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens e pretende atrair o máximo número de alunos sem pretender seleccionar os alunos a nível nacional nem comparar os resultados entre os países participantes. O objectivo é mesmo «atrair os alunos que têm “medo” da matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina», explica Júlio Neves. Depois, então, pode ser que para alguns destes alunos as Olimpíadas sejam o passo seguinte.
Aqui não existe nenhuma selecção prévia ou prova final. Todos os alunos podem participar neste Canguru Matemático que consiste numa prova única para cada um dos níveis estabelecidos - Escolar (5º e 6º anos), Benjamim (7º e 8º ano), Cadete (9º ano), Júnior (10º e 11º ano) e Estudante (12º ano) –, com 30 questões de escolha múltipla, a realizar-se no mesmo dia, em todas as escolas e países participantes.
As provas são individuais e têm a duração de cerca de uma hora. Não são permitidas máquinas de calcular, computadores ou outras tecnologias e o único material necessário é mesmo uma caneta, um lápis e a cabeça de cada um. Mais também não será preciso porque, como garante Júlio Neves, «as provas são sempre muito simples e com questões fáceis». Quem o quiser comprovar antes da prova deste ano pode dar um salto até ao site da SPM – Centro (http://www.mat.uc.pt/spmc) e ver por si.
As provas e as chaves de correcção serão disponibilizadas às escolas inscritas e cabe depois a cada um destes estabelecimentos de ensino garantir as fotocopias e correcções das respectivas provas.
Neste concurso não existem prémios, pelo menos atribuídos pela SPM – Centro. Contudo, a organização desta iniciativa esclarece que cada escola, tendo também parte activa no concurso, poderá angariar patrocínios e atribuir prémios aos melhores classificados.
Com ou sem prémios, e segundo a organização, esta é a prova nacional que mobiliza mais estudantes – tirando naturalmente os próprios exames – e só o facto de os alunos estarem motivados «já é uma batalha ganha», adianta Júlio Neves. A confirmar toda a mobilização existente em torno deste projecto o responsável da SPM sublinha que as escolas preparam os alunos para esta prova e há mesmo alguns professores que incluem questões das anteriores edições do Canguru matemático nas aulas e nos testes.
Este concurso é da responsabilidade da Associação Canguru sem Fronteiras, uma associação internacional que junta personalidades do mundo da matemática de diversos países e tem como objectivo promover a divulgação da matemática através de diferentes meios.
Portugal participou neste projecto pela primeira vez em 2005, depois de uma conversa com parceiros das Olimpíadas de Matemática e de Espanha ter «oferecido» o teste à sociedade portuguesa de matemática. A experiência correu bem e Portugal faz oficialmente parte da equipa deste projecto já desde o ano passado. Por cá a organização do Concurso Canguru Matemático está a cargo da Sociedade Portuguesa de Matemática – Delegação Regional Centro (SPM – Centro)
Até agora o balanço desta iniciativa tem sido muito positivo. Segundo dados da SPM – Centro, o ano passado participaram 220 escolas portuguesas fazendo um total de 20 mil alunos.
Para este ano já estão inscritos cerca de 500 estabelecimentos de ensino – mais do dobro do que em 2006 – e a organização gostava de apresentar neste concurso pelo menos cerca de 40 mil alunos.
Até ao final deste mês as inscrições estão abertas no site www.mat.uc.pt/spmc/canguru.html. A prova do concurso Canguru Matemático está marcada para dia 22 de Março, nas instalações das próprias escolas, e tem inicio previsto para as 14h30.
Mais informações em:
www.mat.uc.pt/spmc
www.canguru.org
16 de fevereiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário