Curso de Empreendedorismo em Universidades do Centro
Coimbra, Aveiro e Beira Interior recebem Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica. O objectivo é criar empresas de inovação e tecnologia.
Em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria do Centro, as Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior promovem, a partir deste mês, o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica.
Com este curso pretende-se desenvolver projectos de negócio de base tecnológica viáveis, fornecer bases para a criação e formação de equipas multi-funcionais, desenvolver competências de avaliação de tecnologias, análise de mercado e estratégias de negócios e contribuir para a criação de novas empresas. Esse é aliás o seu objectivo último: «criar na prática e em tempo real uma empresa de base tecnológica de elevado crescimento».
A iniciativa resulta de uma parceria entre estas quatro instituições que permitem congregar sinergias e conhecimentos e dá uma oportunidade aos participantes para partilharem as suas experiências e divulgarem potenciais oportunidades de negócio junto de um universo mais alargado.
Em termos práticos o curso consiste em «desenvolver o potencial comercial de tecnologias desenvolvidas nas próprias Universidades» explica Jorge Figueira, coordenador do curso que integra o Gabinete de Apoio às Transferências do Saber da Universidade de Coimbra. Depois, sublinha, «se o negócio for viável [as equipas] têm todo o nosso apoio».
Com periodicidade semanal, o curso prolonga-se até Maio e terá a duração de 12 sessões, entre as 17 e as 20 horas. Alternado entre a apresentação de conceitos e a sua aplicação prática, o curso vai desenvolver-se através de equipas multidisciplinares nas quais podem participar alunos finalistas, de pós-graduaçao, docentes, investigadores e empresários.
De salientar ainda a oportunidade de todas as equipas trabalharem em conjunto com mentores financeiros – business angels e capitais de risco – e empresariais, procurando assim, mais uma vez, promover a troca de experiências fundamental para alcançar o objectivo pretendido – transformar tecnologias em empresas tecnológicas.
O curso vai já na terceira edição e, segundo a organização, tem apresentado bons resultados. Apesar de reconhecer que em termos de empreendedorismo «o balanço deve ser feito passado 5 anos» para dar tempo que os negócios se constituam e confirmar que sobrevivem, Jorge Figueira adianta que para já o resultado é muito positivo: «temos 150 participantes formados, 21 planos de negócio analisados e 5 estão em fase de lançamento de empresas».
A iniciativa nasceu em 2004 pela mão da Universidade de Coimbra, em parceria com o Conselho Empresarial do Centro, e fruto dos objectivos estabelecidos aquando da criação do Gabinete de Apoio às Transferências do Saber da Universidade de Coimbra. O ano passado o convite para esta iniciativa estendeu-se à Universidade de Aveiro e da Beira Interior e «ganhou uma dimensão, se não nacional, pelo menos regional», afirma Jorge Figueira.
2 de fevereiro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário