13 de fevereiro de 2007

Olimpíadas de Biotecnologia no ensino secundário

O objectivo é promover o conhecimento e o interesse pela temática, utilizando o método científico na resolução de vários problemas. As inscrições terminam esta sexta-feira.


Promovidas pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, as Olimpíadas de Biotecnologia decorrem entre 28 de Fevereiro e 14 de Maio, ao longo de três eliminatórias.

«Dirigida a todos os alunos do ensino secundário de Portugal Continental», como se pode ler no site de divulgação desta acção, a iniciativa tem como objectivo promover o conhecimento e o interesse pela Biotecnologia nas suas múltiplas vertentes e a utilização do método científico na resolução de problemas; cativar os alunos em actividades realizadas fora da sua comunidade escolar; incentivar o intercâmbio de ideias e a confraternização entre alunos de diferentes escolas, bem como a interacção professor/aluno fora da sala de aula.

O prazo para as inscrições foi prolongado até dia 16 de Fevereiro – esta sexta-feira -, inclusive, e deverão ser realizadas via internet, correio normal ou fax, pelo professor responsável. A inscrição tem um custo de 3 euros por aluno e o formulário está disponível on-line em
www.esb.ucp.pt/olimpiadasbio.

Caberá às escolas inscritas nas II Olimpíadas de Biotecnologia garantir as diligências necessárias à realização da 1ª e 2ª eliminatória - dispensar professores, fotocopiar testes, reservar salas, avisar os alunos, vigiar e corrigir os testes das primeiras e segundas eliminatórias de acordo com os critérios fornecidos – bem como criar as condições necessárias à participação de todos os alunos inscritos, incluindo as deslocações às diferentes provas.


As Olimpíadas de Biotecnologia incluem duas eliminatórias locais e uma final nacional. A primeira eliminatória é já no final deste mês – dia 28 – pelas 14 horas e decorrerá simultaneamente em todas as escolas inscritas. A 2ª eliminatória está marcada para o dia 13 de Abril, à mesma hora, e aí estarão presentes, pelo menos, os 200 concorrentes que tenham obtido as melhores pontuações a nível nacional. Ambas as eliminatórias consistem numa prova escrita, «individual e sem consulta», constituída por questões de escolha múltipla e por uma pergunta de desenvolvimento.

A final nacional das II Olimpíadas de Biotecnologia será a 14 de Maio 2007, às 10 da manhã, na Escola Superior de Biotecnologia, o Porto. Nesta fase estarão apenas os 22 alunos que tenham obtido as melhores classificações. «A prova consistirá num teste escrito com questões de escolha múltipla e ainda numa prova oral», adiantam os responsáveis. Os alunos vão ter a oportunidade de realizar algumas actividades experimentais – sem qualquer tipo de avaliação - podendo assim pôr em prática alguns dos conceitos teóricos estudados.

Quer nas eliminatórias quer na final as questões apresentadas abrangem 4 áreas temáticas como a Biotecnologia Ambiental, a Biotecnologia da Saúde, a Biotecnologia dos Alimentos e a Biotecnologia Microbiana.
Os três primeiros classificados serão distinguidos com um prémio especial e os restantes finalistas vão receber prémios de presença. «Todos os outros participantes receberão um diploma de participação», garantem.

As Olimpíadas de Biotecnologia começaram o ano passado. Na primeira edição participaram cerca de 1500 alunos de 60 escolas de todo o país. Para este ano espera-se uma adesão superior. Este é um projecto financiado pelo Programa Operacional Ciência e Inovação 2010, que conta com o apoio de diversas entidades.

Mais informações:
http://www.esb.ucp.pt/olimpiadasbio

in www.educare.pt

Sem comentários: