6 de fevereiro de 2007

Por uma internet segura

O Dia Europeu da Internet Segura assinala-se hoje. Portugal associa-se às comemorações e ao longo de toda a semana estão preparadas diversas actividades que têm como público alvo a comunidade educativa.


A internet é cada vez mais uma ferramenta de ensino que atrai crianças e jovens. Para as protegermos é necessário cria uma internet mais segura. E assim nasce o projecto SeguraNet que visa lançar uma campanha de sensibilização junto de escolas e da comunidade em geral para os diferentes desafios e riscos da internet.

A assinalar o Dia Europeu da Internet Segura 20 escolas envolvidas no Concurso europeu “Safer Internet Day” recebem sessões de sensibilização sobre a matéria. O dia será ainda marcado pelo Blogathon, onde jovens de escolas de 25 países do mundo vão contribuir para a realização de um blog mundial que tem como temática a Internet Segura.

Para amanhã está marcado o seminário “Dos fantasmas da Internet à utilização esclarecida da Internet” cujo debate terá direito a videodifusão para todas as escolas a partir da internet em
http://videodifusao.crie.min-edu.pt. Será também lançado publicamente a nova versão do site www.seguranet.pt. A isto junta-se a abertura do concurso nacional Farol SeguraNet, no qual as escolas portuguesas são convidadas a participarem em desafios mensais com o objectivo de conseguirem certificar o estabelecimento de ensino do ponto de vista da segurança na internet.

E o que é que se pode fazer para uma internet mais segura?

Gustavo Cardoso, professor de Ciências e Tecnologia de Informação no ISCTE, afirmou, recentemente, em declarações ao Diário de Notícias, que é fundamental os jovens «aprenderem a proteger-se e a compreender o espaço em que circulam». E se os pais ensinam às crianças que «nunca se deve falar com estranhos» essa é também uma regra básica que deve ser aplicada à utilização da Internet.

Tito de Morais, responsável pelo projecto
http://www.miudossegurosna.net defende que pais e professores «têm um papel importantíssimo» mas não são os únicos. «O envolvimento e a participação de todos é essencial, da indústria ao governo central», adianta. Quanto a conselhos para uma utilização segura da net Tito de Morais sugere que as pessoas pensem na segurança online como uma cadeira: «Se tiver três pernas, é um banco... Dá para nos sentarmos, mas quanto mais jovem a criança, menos segura se torna». Na segurança online de crianças e jovens, as quatro pernas da cadeira equivalem à adopção de abordagens tecnológicas, parentais, educacionais e legais. «Sempre que se confrontarem com um problema de segurança na Internet, devem pensar: o que posso fazer a nível tecnológico. E a nível parental? E a nível educacional? E a nível legal? Nestas quatro abordagens, estará sempre a resposta», garante.

No resto da semana estão previstas diversas actividades quer nas escolas quer nos centros de competência que visam reflectir sobre a utilização critica, esclarecida e segura da internet. Estas e outras acções poderão ser acompanhas no espaço SeguraNet (
http://moodle.crie.min-edu.pt) – aberto ontem – que divulga as boas práticas realizadas pelas escolas desde 2004 e até ao ano passado, no âmbito do projecto SeguraNet 1, e tem a decorrer diversos fóruns de apoio às actividades de toda a semana.

O projecto SeguraNet é financiado pelo Programa Safer Internet da Comissão Europeia e, em Portugal, é coordenado pelo Ministério da Educação e conta com a colaboração das Universidades do Minho, Aveiro, Évora e Algarve. Existe uma rede de 16 nós nacionais coordenados a nível europeu pelo Insafe Safer Internet, da responsabilidade da European Schoolnet.


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