8 de fevereiro de 2007

Portal promove leitura

Casa da Leitura é um projecto do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian e está disponível na internet a partir de amanhã.


Promover a leitura, tirar dúvidas e disponibilizar recensões de mais de 500 livros para crianças e adolescentes, são apenas alguns dos objectivos do portal Casa da Leitura.

O projecto abre portas amanhã em
www.casadaleitura.org. Para os responsáveis do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian esta é a primeira fase de um inovador projecto de promoção da leitura que permitirá a todos, de modo criativo e através de um conjunto diversificado de recursos «colocar os livros mais interessantes ao alcance da curiosidade de leitores da mais tenra idade até à adolescência»

Quem for até à Casa da Leitura vai descobrir centenas de recensões de livros destinados à infância e adolescência, organizados segundo faixas etárias e temas, mas também desenvolvimento de temas, biografias e bibliografias, que serão actualizadas semanalmente. Terá ainda a oportunidade de encontrar respostas a dúvidas comuns sobre práticas de leitura, quer de famílias quer de profissionais na área da educação.

O site terá duas áreas distintas. Numa das «salas», como lhes chamam os mentores desta Casa, vamos conhecer o Serviço e Orientação da Leitura. Aqui está reunido o essencial da informação acerca das edições de livros para a infância e juventude - sobretudo recentes, mas também edições clássicas, e em alguns casos edições em língua estrangeira. Os títulos estão acessíveis e são apresentados aos visitantes através de uma montra.

ABZ da Leitura é a outra «sala», uma área mais dedicada aos mediadores e especialistas, pela sua especificidade, mas com acesso livre para todos. Aqui é apresentada bibliografia específica, seleccionada segundo uma avaliação criteriosa das carências nacionais na área, e está prevista a publicação de investigação nacional. Estão ainda disponíveis orientações teóricas, informações sobre projectos no terreno, ou a melhor forma de os desenvolver. Destaque ainda para os diferentes laboratórios – espalhados pelo país e distribuídos por diferentes contextos e idades – «que têm como objectivo testar no terreno as sugestões práticas aqui apresentadas», explicam.

A Casa da Leitura destina-se ao público em geral mas sobretudo aos mediadores de leitura – bibliotecários e professores -, pais, educadores e jornalistas, proporcionando a todos eles material para promover a leitura junto dos mais jovens.

«Concebida e alimentada por uma equipa credenciada», como garante o comunicado enviado à imprensa, a Casa da Leitura pretende constituir-se como ferramenta de um trabalho em progresso. Mas, como qualquer casa, precisa de ser habitada pois só assim também se poderá avaliar o resultado prático deste projecto e das suas sugestões.

Para já está prometida a segunda fase deste projecto. No prazo de um ano, a Fundação Calouste Gulbenkian deverá criar um outro site dirigido exclusivamente ao público jovem e com objectivos semelhantes.

O site Casa da Leitura é apresentado amanhã nas instalações da Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Promover a leitura é a palavra de ordem.


Sem comentários: