11 de março de 2007

Educação para a Cidadania com primeiro guia pedagógico

“Educação para a sustentabilidade – Carta da Terra” é o primeiro de uma colecção de guiões pedagógicos de apoio à Educação para a Cidadania.

Intitulado “Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra”, o guia tem 62 páginas, tem como ponto de partida “A Carta da Terra – Valores e Princípios para um Futuro Sustentável” - uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade, à escala global, assente nos princípios da justiça, sustentabilidade e paz, e que está a ser divulgado no contexto da celebração da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que decorre até 2010 – e está já disponível no site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).

O guião centra-se na exploração, em contexto escolar, da Carta da Terra e visa orientar o docente na exploração de temas associados ao respeito pela comunidade da vida, à justiça social e económica, à democracia, não violência e paz. Trata-se de uma tentativa de dar resposta às necessidades dos educadores que consideram que se deve realizar uma mudança fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Aqui os docentes irão descobrir que competências e perspectivas os alunos deverão adquirir; que princípios e valores partilhados deverão estar no centro do processo educativo e como é possível integrar na prática lectiva valores para uma vida sustentável, entre outras questões.

“Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra”, que foi agora adaptado e traduzido para português foi produzido pelo Secretariado da Iniciativa da Carta da Terra, e surgiu depois de alguns grupos oriundos de diferentes partes do mundo terem solicitado Secretariado da Carta da Terra orientações, exemplos ou materiais que pudessem apoiá-los no processo de integração da Carta da Terra nas respectivas aulas.

As bases para a criação do guião, foram lançadas num fórum online que se realizou em Setembro de 2001, onde se estabeleceu primeiro uma filosofia educativa da Carta da Terra e onde colaboraram educadores de todas as partes do mundo. Em Dezembro de 2003, as discussões prosseguiram. já com um número mais alargado de participantes que estavam a aplicar as sugestões pedagógicas, a estrutura e o conteúdo do que se estava a desenvolver. Com base nestes contributos elaborou-se, em Setembro de 2004, uma versão provisória do Guião, que foi submetido a discussão pública durante um ano e até à redacção da versão final que já integrava as críticas dos diferentes grupos participantes.

Este é o primeiro Guião de uma colecção de guiões pedagógicos de apoio à Educação para a Cidadania e resulta de um trabalho conjunto que foi proposto à DGIDC pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). A sua publicação associa-se aos trabalhos desenvolvidos pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular no âmbito da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que decorre até 2010. A ASPEA acredita que este guia vai constituir uma ferramenta preciosa para todos os que queiram empreender trabalho nesta área, contribuindo também, deste modo, para a implementação da Década.

Com esta colecção, que resulta quer experiência de reflexão interna relativa às áreas curriculares disciplinares e não disciplinares quer do aproveitamento de competências específicas que entidades parceiras colocam ao dispor da DGIDC, pretende-se disponibilizar um conjunto de orientações e de materiais pedagógicos que apoiem, no âmbito da Educação para a Cidadania, os educadores e professores no ensino e no desenvolvimento de actividades e projectos com os seus alunos.

Mais informações:
www.dgidc.min-edu.pt

Sem comentários: