Festival de Cinema para todas as escolas da europa.
Para a organização do CINEVIA este projecto é o seu Cinema Paraíso, uma oportunidade para partilhar visões diferentes e inovadoras da vida e da Europa. As escolas são o motor desta iniciativa que aceita trabalhos até dia 22.
Organizar um festival escolar de cinema, a nível europeu, numa escola nos arredores de Lisboa é no mínimo uma ideia arrojada. A EB 2,3 de Vialonga não se ficou pela ideia e num trabalho conjunto com o Agrupamento de Escola de Vialonga (AEV) e a Govan High School, de Glasgow, apresentam no próximo mês de Maio o 1º Festival Escolar de Cinema de Vialonga – CINEVIA.
O cinema sempre foi uma área do agrado dos alunos. Por isso mesmo a ideia para este Festival acabou por surgir em resposta «à necessidade de ganhar o interesse dos alunos fora do horário normal das aulas», explica Paulo Antunes, um dos professores envolvidos no projecto.
O objectivo geral é divulgar o cinema escolar e criar novos públicos para este género de cinema mas a um nível mais especifico esta é uma oportunidade para proporcionar experiências inter-culturais, reforçar o conceito de dimensão e cidadania europeia, promovendo a ideia de total integração, e valorizar a diversidade linguística e cultural como factor de enriquecimento no contexto europeu.
Criatividade é a palavra de ordem para os trabalhos deste projecto. Os alunos pesquisam histórias, lendas, tratados, tradições... tudo pode servir de pretexto para os guiões dos filmes que, depois de editados com um software específico, servirão de janelas culturais entre diferentes países. Os alunos envolvidos terão um papel fundamental ao longo de todo o projecto, cabendo-lhes a eles todas as decisões relativas à produção dos filmes – técnicas a utilizar, actores, escolha e adaptação dos guiões, realização e montagem – e sendo também co-responsáveis pela organização do próprio festival. Ao longo de todo o processo os professores estarão, naturalmente, presentes assumindo o papel de orientadores.
No âmbito deste festival, realiza-se também um intercâmbio dos alunos entre a EB 2,3 de Vialonga e a Govan High Scool. Depois de um grupo de alunos da escola de Vialonga terem ido até Glasgow em Abril é a vez de os alunos escoceses voarem até Portugal para o 2º período de intercâmbio que se prolongará entre 13 e 27 de Abril.
Até agora, e apesar de a comunicação da iniciativa às escolas europeias ter sido complicada, têm existido «muitos contactos» de estabelecimentos que estarão interessados em participar. Ainda assim, Paulo Antunes prefere não adiantar nenhum número e guardar o balanço das participações para 22 de Março – o último dia para entrega das obras a concurso.
O CINEVIA engloba uma única secção competitiva onde se esperam obras individuais e colectivas originais - que não tenham ainda entrado em qualquer concurso similar – de diferentes escolas e podem assumir a forma de publicidade, informação, documentário, ficção, séries ou mesmo animação.
Entre as categorias em competição estarão trabalhos com uma duração máxima de 5 minutos, séries e primeira obra – o primeiro trabalho audiovisual escolar realizado no âmbito do cinema. Serão ainda atribuídos prémios para melhor filme e melhor guião original, melhor fotografia e melhor primeira obra.
Além da secção competitiva está também prevista a realização de sessões OLHAR que visam dar a conhecer os diferentes trabalhos que são feitos em projectos das escolas do Agrupamento de Escolas de Vialonga que, por motivos óbvios, não podem participar no concurso.
Todos os trabalhos serão seleccionados por um júri constituído por personalidades ligadas ao cinema, à inovação Educativa e às tecnologias da Informação e comunicação e a estruturas europeias.
O CINEVIA abre portas ao público entre os dias 24 e 26 de Maio. A iniciativa conta com o apoio da União Europeia e das autarquias locais.
14 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário