13 de março de 2007

A Primavera da Europa 2007

Com o intuito de estimular o interesse e o debate em torno dos princípios, realizações e futuro da União, esta iniciativa é uma oportunidade para alunos, peritos e líderes políticos da EU se encontrarem, trocarem ideias e partilharem aspirações.

A Primavera da Europa é uma iniciativa anual, de promoção da Cidadania, que procura aprofundar os conhecimentos sobre a União Europeia e sobre o funcionamento das suas instituições. O objectivo é estabelecer um diálogo entre estudantes, professores e agentes da União Europeia sobre a sua visão da Europa e do seu futuro, permitindo que os jovens despertem com um maior entusiasmo para as questões europeias e as integrem nos seus programas de estudos.

“Juntos desde 1957: as Escolas celebram a Europa” é o tema deste ano, numa clara referência ao quinquagésimo aniversário do Tratado de Roma. Esta será uma oportunidade para trocar informação sobre o que a UE conseguiu concretizar até agora e para intensificar o debate sobre o futuro da Europa.

«A inscrição já está feita mas ainda não sei em concreto o que vamos fazer», confessa José Martins, professor na Escola Secundária Felismina Alcântara, um dos estabelecimentos de ensino portugueses que se volta a associar à Primavera da Europa.

Mas em breve, certamente que o projecto irá ganhar forma, até porque professores e alunos desta escola de Mangualde já são experientes nestas andanças. A Europa já há muito tempo que é uma problemática muito abordada por aqui. Primeiro surgiu o Clube da Europa, depois a participação no Parlamento Europeu dos jovens. A Primavera na Europa, em 2003, foi só mais um passo na mesma direcção. A iniciativa é integrada em projectos ou trabalhos de 3 ou 4 turmas do ensino básico e secundário em disciplinas como as línguas estrangeiras, geografia e economia. Até agora o balanço tem sido positivo. «Apostamos no intercâmbio com alunos de outros países, mostramos as especificidades da região e damos a conhecer aos alunos outras realidades», refere José Martins.

Para a Escola Secundária da Amadora a participação na Primavera na Europa também já não é uma novidade. Perante aquilo que era uma «iniciativa inovadora» professores e alunos avançaram para o projecto e têm mantido sempre, já desde 2003, a sua participação «no âmbito das actividades desenvolvidas no clube Europeu», explica Margarida Silva, professora responsável pelo projecto.

Segundo Margarida Silva, as actividades para este ano já estão pensadas e os participantes podem contar com a participação no Centro Jacques Delors, uma aula multimédia sobre o tema deste ano e a presença de convidados relacionados com a União Europeia que irão abordar os 50 anos dos Tratados de Roma.
A nova edição da Primavera da Europa decorrerá desde o próximo dia 26 - data em que se celebra o 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma – e até ao dia 30 de Junho de 2007, com um enfoque especial no dia 9 de Maio, o Dia da Europa.


A European Schoolnet tem sido responsável pela concretização do projecto, em cooperação e com o apoio financeiro da Comissão Europeia. Devido ao seu sucesso, o evento tem sido realizado anualmente e o número de escolas participantes tem crescido todos os anos, o que torna o projecto num dos eventos colaborativos na área das TIC de maior sucesso, entre as escolas Europeias.

A Primavera da Europa foi lançada em 2002, sob os auspícios dos Membros da Convenção Europeia e ao longo dos últimos quatro anos, a Primavera na Europa já provou ser um sucesso. No primeiro ano, mais de 5000 estabelecimentos de ensino de 29 países em toda a Europa organizaram um vasto leque de debates, actividades pedagógicas e celebrações culturais Europeias. Nos dois anos seguintes, no âmbito do processo de ratificação da Constituição Europeia, por um lado, e da promoção do diálogo entre as instituições e os cidadãos, por outro, o número de participantes aumentou – 6620 em 2004 e 7500 em 2005 - e organizaram-se encontros, debates e eventos sobre os valores Europeus, a Constituição Europeia e o funcionamento em geral da UE. Em 2006 a iniciativa repetiu-se, sob o tema “Debatendo o nosso Futuro”, com 7501 escolas inscritas e um vasto número de actividades realizadas.

Para este ano, a organização espera aumentar o número de escolas participantes em toda a Europa, de modo a tornar mais ricas as actividades e os debates e a reforçar os contactos entre as gerações mais jovens e os líderes políticos Europeus. Jornadas europeias de intercâmbios, debates e encontros com personalidades locais, regionais, nacionais ou internacionais, dando aos estudantes e aos professores a oportunidade de se informarem e de compreenderem melhor o projecto europeu, são apenas algumas das actividades previstas. Os estabelecimentos de ensino são igualmente incentivados a participar em fóruns de discussão e em actividades pedagógicas sobre o funcionamento das instituições e sobre os valores da Europa.

A Primavera da Europa 2007 já tem um site disponível em todas as línguas oficiais da Europa que procura ajudar professores e alunos de todas as escolas com ideias e sugestões para a organização de eventos, e também recursos pedagógicos, actividades de sala de aula, jogos pedagógicos e ferramentas educativas. Entre as novidades destaca-se uma significativa colecção de materiais de aprendizagem para as escolas, um conjunto de actividades online e uma actividade interactiva de role play educativo.

Posteriormente o site será utilizado para aprender, trocar ideias, colaborar com alunos de diferentes regiões e países, divulgando os seus trabalhos e fazendo ouvir as suas vozes.

Mais informações:
http://www.springday2007.net

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